Cuidados Básicos: Iniciante


Pesquisou e entendeu o que é a transição, descobriu todas as etapas que vai precisar passar e está decidida a voltar aos cachos? Agora é a hora de aprender a cuidar do seu novo cabelo. Muitas vezes algumas meninas sofrem com a dupla textura (uma parte do cabelo liso e a raiz encaracolada) por cuidarem de seus cabelos como se ele ainda fosse quimicamente tratado.

Aqui é o momento de começar a cuidar dele com um cabelo cacheado, que precisa de produtos e técnicas diferentes do que um cabelo liso. Provavelmente, aqueles produtos que você a-do-ra-va quando usava química, não deve funcionar da mesma forma durante a transição. O que fazer então? Vamos a algumas dicas básicas para cuidar dos seus cachos.


1 - Pente apenas com o cabelo molhado. Os cabelos cacheados tendem a embaraçar mais por conta do formato dos fios, por isso é importante pentear o cabelo enquanto ele ainda estiver molhado, de preferência com o condicionador ou algum creme mais emoliente. Pentear o cabelo seco só vai fazer gerar friz e quebra dos fios.

2 - Pentear de baixo para cima. Muitas de nós temos o costume antigo de pentear o cabelo do topo para as pontas. Mas o que isso causa é uma cascata de nós sendo empurrados todos juntos, quebra dos fios, cansaço no braco e nada de cabelo desembaraçado. Quem não reconhece a cena da mãe "sofrendo" para pentear o cabelo crespo da filha? Comece penteando pelas pontas e vá subindo, isso vai garanti que um nó saia de cada vez e não forme aquele bolo difícil de desfazer.

3 - Use produtos para cabelos cacheados. Parece ser obvio, mas muitas meninas tentam continuar a usar os mesmos produtos de quando tinham o cabelo com química. Não vai funcionar. Talvez até nos primeiros meses dê certo, pela maior parte ser de fios lisos, mas isso vai prejudicar a saúde e o desenvolvimento da raíz.

4 - Vitamina T de tesoura. Não estou falando para você fazer o big chop (também chamado de "grande corte" quando se corta toda a química do cabelo), até por que essa é uma decisão pessoal do indivíduo e cada um tem o seu tempo. Mas com certeza você vai ter que ir cortando os cabelos, mesmo que aos poucos. Não existe mais nenhuma outra forma da química sair (shampoo anti-resíduo não tira química!!), somente com a tesoura. Além de te colocar um passo mais perto do fim da transição, o corte também irá ajudar a conseguir mais definição.

5 - Faça texturização. E é assim que a gente lida com a dupla textura. A texturização serve para dar forma ao cabelo cacheado e também às pontas lisas, disfarçando as duas formas do cabelo. Existem várias que você pode ir testando até achar a que mais gosta: fitagem, twist, coquinhos, hake & shake, loc... uma infinidade. Se não deu certo com uma, ainda resta mais uma lista que pode funcionar.



6 - Use pentes largos. Eles ajudam a desembaraçar melhor os fios e também diminuem a probabilidade da quebra.

7 - Não seque o cabelo com toalha comum. A toalha possui aqueles "felpos" que além de retirar os nutrientes que você acabou de por durante a lavagem do cabelo, também causa friz. Não acredita? Faça o teste. Seque o cabelo com uma toalha comum e outro dia com uma toalha (ou até mesmo camiseta) que tenha o pano liso, de algodão. Se preferir você pode até abolir qualquer tipo de tecido nos seus fios e apenas deixá-los escorrer e espremer gentilmente até que o cabelo fique apenas úmido. É importante ter cuidado com o manuseio dos fios enquanto eles estão molhados, pois ficam mais frágeis e elásticos.


Lembrando que essas são apenas dicas e não regras, assim como nem tudo que funciona pra mim pode funcionar pra vocês. Então comentem, qual o truque que você usa que deixa o seu cabelo maravilhoso? Vamos compartilhar. Beijos.

2 comentários:

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.