Óleos Vegetais no Cronograma Capilar


Olá cacheadas !!!!
No post de hoje falaremos um pouco sobre os óleos vegetais. Os óleos vegetais são muito importantes na rotina de tratamento dos nossos cabelos por possuírem em sua composição substâncias importantes como, por exemplo, nutrientes, vitaminas, minerais e principalmente os ácidos graxos. Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos que possuem uma longa cadeia carbônica. Os óleos vegetais geralmente possuem de uma a quatro insaturações (ligações duplas) na cadeia carbônica, sendo líquidos à temperatura ambiente, podendo possuir também alguns ácidos graxos saturados (ligações simples).
 A grande maioria dos óleos vegetais puros são ricos em ácidos graxos essenciais tais como: ácido linolênico (ômega 3), ácido linoléico (ômega 6) e o ácido oléico (ômega 9) e o tocoferol, um importante antioxidante.
Então, sabendo que os óleos vegetais puros possuem todos esses nutrientes benéficos para a saúde do corpo e dos cabelos, podemos dizer que todo óleo vegetal pode ser utilizado na etapa de nutrição do cronograma, pois é nessa etapa que vamos repor os nutrientes perdidos pelos cabelos.
Entretanto os óleos apresentam certas diferenças em relação a proporção na qual esses ácidos graxos, vitaminas e minerais se apresentam em suas composições. Isso ocorre devido ao fato desses óleos possuírem origens diferentes, por exemplo, alguns são extraídos de frutos e outros de sementes ou folhas. Por isso alguns óleos apresentam um aspecto mais espesso, indicando um maior teor de compostos saturados. Já outros são mais leves e absorventes, indicando um maior teor de compostos insaturados.
Os ácidos graxos saturados agem melhor sobre a superfície e sobre as camadas mais externas, enquanto que os ácidos graxos insaturados trabalham nas camadas mais profundas do fio para fornecer nutrientes.
Devido a isso, os óleos possuem propriedades diferentes, alguns são mais hidratantes e ajudam a reter a água nos fios, enquanto outros são muito ricos em vitaminas e minerais nutrindo o cabelo mais intensamente. Assim podemos aproveitar dessa variedade de benefícios e aplicar os óleos nas outras etapas no cronograma capilar e não apenas na umectação ou associado a uma máscara de nutrição.
Comecei a pesquisar mais sobre esse método e sobre as propriedades de cada óleo e gostei muito dos resultados nos meus cabelos. Então listarei aqui alguns óleos vegetais que venho usando, para que vocês possam escolher melhor os óleos de acordo com as necessidades dos seus cabelos, sejam eles totalmente naturais ou ainda em transição.
 Vale lembrar que isso é apenas uma proposta de uso. Todos os óleos aqui citados podem ser usados na sua etapa de nutrição ou na umectação sem problemas. Esse método é apenas uma forma de otimizar o uso dos óleos sem ficar restrito a etapa de nutrição. Então vamos aos óleos !

Óleo de Alecrim
Esse óleo é obtido a partir das folhas do alecrim. Algumas das propriedades do óleo de alecrim são: estimulante, tônico, restaurador, antisséptico, além de possuir ação antimicrobiana e adstringente. Devido as suas propriedades esse óleo pode ser utilizado com um auxiliar na limpeza do couro cabeludo e dos fios.
Eu costumo utilizar esse óleo antes da lavagem dos fios, seja ela com xampu (de preferência sem sulfato) ou com co-wash (usando apenas condicionador livre de silicones). Antes de lavar os cabelos passo o óleo de alecrim no couro cabeludo fazendo massagens circulares com as pontas dos dedos, desse jeito é possível estimular a circulação sanguínea e remover as células mortas do couro cabeludo. Deixo o óleo agindo cerca de 30 minutos depois lavo como de costume. Me surpreendi com o resultado, pois dá uma sensação de limpeza muito boa, é possível até sentir um leve frescor. Faço esse procedimento de pré-lavagem apenas uma vez na semana. Após a lavagem aplico a máscara de tratamento como de costume. Um ponto positivo desse óleo é que ele é bem leve e fácil de ser retirado dos fios, mesmo com o co-wash, ele não pesa no cabelo. Outros óleos que podem ser usados dessa forma: jojoba, raspa de juá, cenoura e babaçu.

Óleo de semente de uva
É um óleo bem leve e facilmente absorvido pelos fios. Rico em vitamina E, ele ajuda a regular o pH do couro cabeludo e é muito hidratante. Eu uso o óleo de semente de uva na etapa de hidratação do cronograma, misturado com um creme de tratamento ( geralmente uso  Kanechom ). Sinto meu cabelo bastante hidratado e os cachos ficam bem soltinhos, o uso desse óleo confere uma maior maleabilidade aos fios. Gosto de utilizar também na finalização, pelo fato de ser facilmente absorvido e não ter quase cheiro nenhum. Outros óleos que podem ser utilizados aqui : óleo de abacate, amêndoas e girassol.

Óleo de Rícino e óleo de macadâmia
Esses dois óleos são bastante espessos, e já são nossos velhos conhecidos da etapa de nutrição. O óleo de rícino fortalece os fios agindo no combate ao frizz e às pontas duplas. O óleo de macadâmia é rico em ácido oléico e age como um anti-inflamatório natural. Ele confere bastante emoliência aos fios e também brilho. Gosto desses óleos pois eles realmente conferem o efeito de nutrição ao cabelo : menos frizz, e cachos bem definidos e comportados.
Óleo de coco
 Tem a capacidade de fortalecer e engrossar os fios. Existem estudos afirmando que o óleo de coco efetivamente penetra no fio do cabelo, prevenindo e reparando danos, função semelhante à das proteínas dos tratamentos reconstrutores. Dessa forma eu acrescento esse óleo a minha etapa de reconstrução do cronograma.
Bom eu sigo o cronograma capilar regularmente e procuro fazer uso desses óleos nas etapas que não são de nutrição pelo menos uma vez ao mês, quando quero fazer uma hidratação mais caprichada por exemplo. Adoro saber que meu cabelo está recebendo todos esses benefícios e que podem ser encontrados dessa forma tão natural, que são os óleos. Reparem que eu sempre misturo os óleos com alguma máscara, exceto o de alecrim. Acho que dá mais resultados do que puro, como na umectação, mas isso é uma opinião pessoal.
Outra dica importante: NUNCA AQUEÇA SEU ÓLEO VEGETAL ! Ao fazer isso ele perde suas propriedades, a temperatura das mãos já é suficiente.
Por hoje é só cacheadas ! Espero que tenham gostado do post e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Em breve ele será aprovado e respondido.